terça-feira, 30 de setembro de 2008

O Administrador na Nova Era Global

O administrador está diante de um ambiente marcado pela competitividade, pela velocidade das informações e pela busca de novos modelos de gestão, mais flexíveis e capazes de reagir rapidamente às mudanças. Este artigo teve como objetivo geral analisar o perfil do administrador na nova era do mundo globalizado.

As teorias mais modernas explicam que o profissional desse novo século deve ter uma visão global de sua profissão, ou seja, deve saber de tudo um pouco. Junto a isso, além do administrador ter uma visão generalizada, ele deve trabalhar em equipe e fazer uma convergência das idéias até chegar a um consenso. Dessa forma, os resultados são aperfeiçoados constantemente.

Portanto, está claro que o administrador do século passado está mudando bastante rumo ao novo século. O perfil dos administradores desse novo milênio, pois, é de: rígidos limites éticos, de um envolvimento cada vez maior em trabalhos em equipe, de constante atualização e aperfeiçoamento, planejamento estratégico, responsabilidade social e ambiental. Tudo isso, para a sobrevivência em um mundo cada vez mais globalizado e, portanto, sempre suscetível a turbulências econômicas que afetam o rumo das mais diversas empresas e países.

Fonte:
www.pensandomarketing.com/home/id65.html

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Resumo da Matéria "A nova cara da empresa global" publicada anteriormente no Blog

Segundo Indra, a fronteira entre o desenvolvimento e a estagnação, está pautada numa estratégia forte e agressiva a mercados com alto potencial de crescimento, como o dos países emergentes. A esta condição aliá-se as medidas de reação, extremamente necessária, às mudanças provocadas pelo avanço destes países, uma vez que a economia americana, historicamente tida como principal cenário de crescimento e desenvolvimento de grandes organizações, apresenta uma fragilidade jamais vista.

Indra se tornou a própria personificação do atual cenário mundial – transferência do poder econômico dos centros tradicionais para os países emergentes. A essa nova ordem mundial, inclui estratégia de criação e aquisição de marcas locais, trazendo como principal resultado, o crescimento global dos negócios da organização, propiciando aumento consistentes nas suas vendas e diversificação das fontes de faturamento.

É importante salientar que para o sucesso dessas novas aquisições, torná-se imprescindível respeitar a estratégia local de mercado praticado pelas mesmas, dando-lhe cada vez mais autonomia, fazendo com que, as iniciativas locais sejam partilhadas mundialmente, ou seja, por em pratica o que Indra denominou de “Autonomia Conectada”.

Conclui-se que aliado à mudança de estratégia de mercado das organizações, surge a necessidade de executivos com o perfil para esta nova tendência mundial, pois aqueles formados em economias estáveis não mais atendem ao cenário atual. É preciso possuir algo que as organizações denominam de “Experiência Global”, ou seja, pessoas que detêm o conhecimento de diversos cenários econômicos, principalmente aqueles característicos dos países emergentes. Com isso, sai na frente dessa corrida, cujo objetivo é possuir a soberania em atender às necessidades da nova tendência mundial do mercado consumidor, aquelas organizações que direciona melhor seus investimentos para os novos talentos, no que se refere à aquisição da tão cobiçada Experiência Global

Veja a matéria na íntegra...

O Papel do Administrador no Desempenho das Organizações

Os novos paradigmas do mundo globalizado exigem do administrador uma visão sistêmica e desenvoltura suficiente para formular soluções rápidas para eventuais problemas que surgem nas organizações. Desde recrutamento e seleção, descentralização ou centralização à gestão de novos conflitos, ele precisa estar ciente de sua importância nas tomadas de decisões, a fim de tornar seu papel de administrador mais evidente.

A administração como ciência, torna-se sempre presente num mundo globalizado, onde novos questionamentos são colocados, exigindo uma pronta intervenção, pois não há mais tempo para que sejam pesquisadas outras estratégias mais seguras, fazendo com que as decisões de certa forma sejam arriscadas, porém rápidas, já que o mercado exige cada vez mais eficiência e rapidez, caso contrário poderá ser fatal à organização.

A prática administrativa no mercado é de fundamental importância, visto que ele agrega conhecimentos que garantem a otimização e a sobrevivência das empresas com sucesso no mundo competitivo.

O foco atual do administrador é a inovação, considerando a mudança constante como a principal marca do mundo globalizado. Gerir uma empresa atualmente é mais do que tomar decisões com base em dados confiáveis e experiência. O executivo precisa, antes de tudo, assumir a posição de líder, tendo o compromisso com a empresa e principalmente consigo mesmo, pois fraquejar pode ser um caminho não só para sua demissão, como para o fracasso da empresa.

Diante disso, as principais características exigidas ao profissional do futuro, são a adaptação, flexibilidade, criatividade, motivação e determinação. Se as mudanças atuais significam pressão, dificuldades e competição, também são capazes de proporcionar novas oportunidades.

Referências Bibliográficas: ALCOFORADO, Fernando. Globalização. São Paulo: Nobel,1997.
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 3.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.
TONET, Helena. Um novo desafio para a administração. Revista Brasileira de Administração. São Paulo, p. 22-28, 2000.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Globalização X Adminstração

O que é...

A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e espacial e barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX. É um fenômeno observado na necessidade de formar uma Aldeia Global que permita maiores ganhos para os mercados internos já saturados.A rigor, as sociedades do mundo estão em processo de globalização desde o início da História. Mas o processo histórico a que se denomina Globalização é bem mais recente, datando (dependendo da conceituação e da interpretação) do colapso do bloco socialista e o conseqüente fim da Guerra Fria (entre 1989 e 1991), do refluxo capitalista com a estagnação econômica da URSS (a partir de 1975) ou ainda do próprio fim da Segunda Guerra Mundial. As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais regionais (não mais ideológicos), a hibridização entre culturas populares locais e uma cultura de massa supostamente "universal", entre outros.

Globalização e Ideologia

Conceituar e compreender o que seja globalização não é tarefa simples. O fenômeno, ou melhor, o processo, não se expressa de forma organizada, estruturada. Seu sujeito oculto, “o mercado”, é um ordenador invisível, com regras sem paternidade impostas pelas forças dos fatos, quase como se fossem leis da natureza.Com a liberalização crescente dos mercados de bens, serviços e capitais que as próprias transnacionais fomentam e de que são beneficiárias, elas vêm se configurando como estratégias empresariais planetárias. Apoiam-se no domínio de tecnologias de ponta; em modelos informatizados de gestão, inclusive à distância; no acesso fácil aos mercados financeiro e de capitais; no apelo de marcas e nomes de prestígio, sustentadas por mídia igualmente globalizada.

Globalização, Ontem e Hoje

A expressão "globalização" tem sido utilizada mais recentemente num sentido marcadamente ideológico, no qual assiste-se no mundo inteiro a um processo de integração econômica sob a égide do neoliberalismo, caraterizado pelo predomínio dos interesses financeiros, pela desregulamentação dos mercados, pelas privatizações das empresas estatais, e pelo abandono do estado de bem-estar social. Esta é uma das razões dos críticos acusarem-na, a globalização, de ser responsável pela intensificação da exclusão social e de provocar crises econômicas sucessivas, arruinando milhares de poupadores e de pequenos empreendimentos. Aqui o termo é empregado para fins específicos de uma síntese histórica, bem distante das manipulações ideológicas que possam ele sofrer. Portanto, para nós, ele tem um significado mais profundo e não apenas propagandístico.

Globalização no Mundo da Administração

Hoje uma empresa produz um mesmo produto em vários países e os exportam para outros, também podemos observar a fusão de empresas, tudo isso tem como objetivo baixar custos de produção, aumentar a produtividade, então produtos semelhantes são encontrados em qualquer parte do mundo. Tudo isso hoje é possível graças a "tal globalização", que vem para agregar renda para as empresas, que se sobressaem na disputa, onde cada um quer vencer, o onde vencer significa, sem dúvida, ter bons lucros, que é o objetivo de qualquer empresa no mundo globalizado.

O Empreendedorismo e a Globalização

O homem das cavernas descobriu como moldar o barro, trabalhando a argila e fabricando os primeiros utensílios de cerâmica, a ação empreendedora do homem possibilitou-lhe intervir, transformar e dominar o meio ambiente criando e inovando, avançando sempre na busca de novos patamares de produção, de melhores níveis de qualidade de vida.Foi a manifestação e o exercício desta ação, demonstrada por nossos antepassados, que fez a humanidade perpetuar-se; e, por isso, renascer continuamente em nosso meio. A sociedade moderna, cada vez mais urbanizada, necessita de pessoas empreendedoras, capazes de criar empresas privadas ou qualquer outro tipo de organização, para gerar bens e serviços destinados a satisfazer as necessidades de uma população mundial crescente. Quem decide criar uma empresa, especialmente neste início do século XXI, tem importância vital para a nossa sociedade, pois são grandes os desafios, como o aumento da produção de alimentos, a construção de habitações, a fabricação de medicamentos, entre outras prioridades. Superá-los requer a ação decisiva de empreendedores dispostos a capitanear empresas industriais, comerciais e de serviços.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Norsa, 10 anos de sucesso


A Norsa é uma jovem empresa de bebidas, fundada em 1998, pela união dos franqueados Coca-Cola nos estados da Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Com dez anos de existência, alcançou em sua área geográfica de 907 mil quilômetros quadrados (10% do território brasileiro), a liderança absoluta do mercado de refrigerantes, introduziu e cultiva um modelo de gestão que valoriza a qualidade, a eficiência e o desenvolvimento de pessoas.

Estando entre as 300 maiores empresas do País, a Norsa tem cinco fábricas, onze centros de distribuição e um contingente de mais de 3 mil funcionários. A empresa produz, vende e distribui os produtos Coca-Cola e comercializa e distribui o portfólio da Cervejaria FEMSA em cerca de 150 mil pontos de venda.

A Norsa é a organização escolhida pelo projeto para realização de uma visita técnica com o objetivo de verificar seu grau de globalização, as mudanças que aconteceram na organização em função da globalização e como tais mudanças afetaram o papel e as tarefas dos administradores da organização. A visita técnica será realizada no dia 26 de setembro e seu relatório será publicado pela equipe posteriormente.

Comemoração ao “Dia do Administrador”

Ao ensejo do 43º aniversário da legislação que regulamenta a profissão de Administrador e neste mês em que se comemora o “Dia do Administrador”, 9 de setembro, data de sanção presidencial da Lei 4.769/65, o Conselho Regional de Administração da Bahia - CRA/BA, o Sindicato dos Administradores do Estado da Bahia - SINDAEB e a Federação Nacional dos Administradores - FENAD, em parceria com as Delegacias e Representações do CRA/BA e o apoio institucional das Escolas e Faculdades de Administração atuantes no nosso Estado, realizam a Comemoração ao “Dia do Administrador”.

No dia 10 de setembro haverá um evento no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, em comemoração ao dia Administrador e teremos uma palestra sobre “As Habilidades do Administrador Contemporâneo”, nossa equipe estará presente e publicaremos um resumo da palestra para passar como esse administrador contemporâneo se encaixa no mundo globalizado.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A nova cara da empresa global

A revista Exame publicou em 07/08/2008 uma matéria onde explica como a indiana Indra Nooyi personifica a reação das grandes multinacionais à mudança do centro de poder mundial. Para ganhar espaço nos mercados que mais crescem no mundo, essas companhias precisam entender a dinâmica de países emergentes, como Brasil e Índia.

Em breve nossa equipe publicará o resumo da matéria e como essa administradora globalizada se tornou uma celebridade no mundo dos negócios.

Saiba mais...