quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Resumo da Matéria "A nova cara da empresa global" publicada anteriormente no Blog

Segundo Indra, a fronteira entre o desenvolvimento e a estagnação, está pautada numa estratégia forte e agressiva a mercados com alto potencial de crescimento, como o dos países emergentes. A esta condição aliá-se as medidas de reação, extremamente necessária, às mudanças provocadas pelo avanço destes países, uma vez que a economia americana, historicamente tida como principal cenário de crescimento e desenvolvimento de grandes organizações, apresenta uma fragilidade jamais vista.

Indra se tornou a própria personificação do atual cenário mundial – transferência do poder econômico dos centros tradicionais para os países emergentes. A essa nova ordem mundial, inclui estratégia de criação e aquisição de marcas locais, trazendo como principal resultado, o crescimento global dos negócios da organização, propiciando aumento consistentes nas suas vendas e diversificação das fontes de faturamento.

É importante salientar que para o sucesso dessas novas aquisições, torná-se imprescindível respeitar a estratégia local de mercado praticado pelas mesmas, dando-lhe cada vez mais autonomia, fazendo com que, as iniciativas locais sejam partilhadas mundialmente, ou seja, por em pratica o que Indra denominou de “Autonomia Conectada”.

Conclui-se que aliado à mudança de estratégia de mercado das organizações, surge a necessidade de executivos com o perfil para esta nova tendência mundial, pois aqueles formados em economias estáveis não mais atendem ao cenário atual. É preciso possuir algo que as organizações denominam de “Experiência Global”, ou seja, pessoas que detêm o conhecimento de diversos cenários econômicos, principalmente aqueles característicos dos países emergentes. Com isso, sai na frente dessa corrida, cujo objetivo é possuir a soberania em atender às necessidades da nova tendência mundial do mercado consumidor, aquelas organizações que direciona melhor seus investimentos para os novos talentos, no que se refere à aquisição da tão cobiçada Experiência Global

Veja a matéria na íntegra...

Um comentário:

Equipe Administrador Globalizado disse...

Muito boa matéria, mostra bem claro que no mundo globalizdo o profissional necessita de muitas competências.