segunda-feira, 17 de novembro de 2008

As Habilidades do Administrador Contemporâneo

Em comemoração ao Dia do Administrador, 9 de setembro, o Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) promoveu a palestra As Habilidades do Administrador Contemporâneo proferida por Dalmir Sant’Anna, palestrante e mágico profissional que utiliza o ilusionismo para despertar a motivação, a importância do trabalho em equipe e a elevação da auto-estima. Dalmir promoveu de maneira criativa, contagiante e divertida uma plena integração mágica entre os participantes, incentivando o público a refletir sobre as atitudes pessoais relacionadas ao ambiente profissional.

A área de administração está intimamente ligada às transformações do mundo contemporâneo. Com as inovações tecnológicas e as mudanças nas formas de gestão das organizações, o administrador precisa ter capacidade de se adaptar. Entre as habilidades exigidas do administrador contemporâneo também destaca-se a capacidade de tomar decisões certas, com base na consciência das conseqüências de cada decisão, levando em consideração seu grau de risco. Além disso, o planejamento estratégico (visão de futuro para a organização), gerenciamento de conflitos, trabalho em equipe (gestão de pessoas) e resolução de problemas devem ser atividades bem realizadas para quem deseja o sucesso no campo da administração. O desafio é conciliar as orientações da administração tradicional com as rápidas transformações do mundo dos negócios, completa.

Desempenhar as funções administrativas e alcançar vantagem competitiva são os fundamentos do trabalho de um administrador. Entretanto, reconhecer e entender essas funções e vantagens não assegura o sucesso. Os administradores necessitam de uma gama de habilidades para implementar e executar as funções, podemos agrupar as habilidades em três categorias: habilidade técnicas, habilidades interpessoais e de comunicação e habilidades conceituais e decisórias.

Uma habilidade técnica é poder desempenhar uma tarefa especializada que envolve certo método ou processo. Quando se conclui um curso tem-se um conjunto de habilidades técnicas. Ex. especialistas em contabilidade, especialistas e sistemas de informação, especialistas em marketing. Os administradores dependem menos de suas habilidades técnicas básicas à medida que ascendem na organização, mas essas habilidades fornecem os conhecimentos necessários para as novas responsabilidades, assim como para uma apreciação das atividades de outras pessoas na empresa.

As Habilidades interpessoais e de comunicação influenciam o modo como o administrador trabalha com as pessoas. Executivos utilizam uma boa parte de seu tempo interagindo com outras pessoas, por isso, devem desenvolver as habilidades de conduzir, motivar e comunicar-se eficazmente com aqueles que o circundam. Em função do tipo de comunicação e das relações interpessoais podemos dividir os administradores em tradicionais e contemporâneos.

As habilidades conceituais e de decisão envolvem o reconhecimento de questões complexas e dinâmicas, o exame de fatores numerosos e conflitantes que influenciam essas questões e problemas e a resolução destas. A medida que se adquirem maiores responsabilidades, devem-se exercitar as habilidades conceituais e de decisão Administrador destacado. Para se tornar um administrador verdadeiramente destacado é necessário que sejam lideres ativos, que criem um ambiente de trabalho positivo, no qual a empresa e seu pessoal chave têm a oportunidade e o incentivo para atingir alto desempenho.

Os melhores administradores são líderes que participam ativamente nos departamento e organizações pelos quais são responsáveis. Eles não podem ser passivos ou observadores desligados, sentados num escritório sem Ter contato regular com os funcionários e as operações. Os administradores lideres devem estar intimamente envolvidos nas decisões e atividades chaves e possuir amplo e profundo entendimento das tarefas que delegam a outros.

Um ambiente de trabalho positivo existe quando o administrador faz todo o possível para estabelecer as condições que encorajam o sucesso e removem as causas de falhas. Um ambiente de trabalho positivo fornece à organização e aos funcionários a oportunidade de atingir alto desempenho. Para a organização e seus funcionários terem a oportunidade de atingir alto desempenho, deve-se compreender o trabalho completamente, em termos de o que se quer atingir e de como isso será feito. Outro modo de os administradores fornecerem a oportunidade de atingimento de alto desempenho é assegurar-se de que as pessoas possuem todos os recursos de que necessitam para completar suas tarefas com sucesso.

Para que a organização e seus funcionários tenham incentivo para atingir alto desempenho, os administradores devem identificar os fatores que motivam pessoas a construir esses fatores no ambiente de trabalho. Os incentivos podem ser parte do próprio processo de trabalho, como por exemplo um trabalho interessante e desafiador, ou um bom relacionamento com os colegas, ou pode ser também as recompensas que advêm em função do alto desempenho, como aumento de pagamentos, promoções e boas designações.

Portanto, o Administrador é uma espécie de "coringa" dos negócios, profissional requisitado pela maioria das empresas, públicas ou privadas, para atuar nas mais diversas áreas. Nenhuma instituição funciona sem o administrador. A Função é imprescindível, já que ele é responsável por criar meios para que uma empresa atinja os objetivos propostos, independente da área. Sua visão tende a ser do todo, e não das partes, mesmo que esteja relacionado especificamente a uma área. Empresas pequenas, médicas ou de grande parte nacionais ou multinacionais constituem o mercado em potencial, onde podem trabalhar nos mais diversos setores. Administradores são conciliadores de conflitos, líderes e medidores. Assim a posição da administração deve-se renovar-se e destacar-se, pois gerencia grandes interesses da sociedade contemporânea.

Nenhum comentário: